Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008

Entrevista ao arquitecto João Cambão


 

 

1.Qual a sua opinião acerca do nosso projecto?


O Professor João Cambão começou por responder à primeira questão elogiando o nosso projecto pelo facto de não sermos alunos da área de arquitectura e engenharia. Vocês tem uma sensibilidade para estas necessidades de planeamento urbano, equipamentos, espaços verdes, de lazer lúdicos, isso demonstra que é um claro avanço ao nível da mentalidade de alunos e da própria sociedade.




2. Qual acha que seria o local ideal para a construção de um parque de lazer na nossa vila?

É um pouco subjectivo, mas dada a importância deste local, como sendo um espaço verde, lúdico e de convergência das pessoas. Hoje, devido a uma vida trabalho-casa, casa-trabalho, temos de criar pontos e de locais de encontro dessas mesmas pessoas. Estes locais permitem afastar os jovens das playstations, e da Internet, passando a usufruir de um espaço ao ar livre onde se pode ter contacto visual e contacto físico com as pessoas. É importante um abraço, um olhar nos olhos e que melhor sitio que um parque.
O local onde vocês pretendem realizar o projecto é um bom local, um espaço livre, agradável, fica perto do centro, o que será também importante. O centro da vila não só deve servir para interesses imobiliários, de construção de prédios, mas também para esse tipo de interesse. As entidades próprias, deviam zelar por este tipo de interesses. Mas acho muito agradável e uma boa escolha, vê-se o mar, a montanha a norte, tem boas acessibilidades, o que é importante, e tem mais do que espaço para se desenvolver este tipo de projecto.

3. Que tipo de campos desportivos acha apropriados para este tipo de parque?

Vocês falaram de um parque de actividades colectivas, e eu tenho sempre algumas dúvidas, tudo depende se for uma infra-estrutura para várias actividades. Por exemplo, se for um campo de jogos que implique muita gente é preciso haver sempre uma pré-organização. Por todo o país fora construídos campinhos de futebol que acabaram por estar abandonados. Portanto, se houver uma infra-estrutura para jogos colectivos tudo bem.
É necessário que o parque atraia pessoas das mais diversas idades. Todas as actividades que vocês referiram são importantes, mas não se pode criar uma infra-estrutura para cada actividade, não é viável economicamente. Tenho algumas dúvidas que as pessoas irão de propósito para esses recintos.


4. Quantos bares acha que devia ter o parque?

É importante existirem bares até como forma de sustentabilidade de um parque, do género de um snack-bar. Se vocês querem disciplinar o espaço, deve haver um bar de apoio para os campos desportivos e um bar principal para o resto da população.


5. Qual a sua opinião em relação à nossa ideia de colocar diversões de água neste parque?

A água é a essência da vida, temos a necessidade de estar na presença de água. O uso da água é importante, mas temos de ter algum cuidado, não se pode desperdiçar nem tão pouco esquecer-nos do problema do aquecimento global. Portanto, deve ser uma ideia muito bem planeada e estudada.


6. Acha que deveria haver algum parque de estacionamento perto do parque? Onde?

É quase obrigatório e tem de estar o mais próximo possível do parque. Se vocês pretendem ter uma afluência de x pessoas, tem de contar obrigatoriamente que as pessoas se deslocam para o parque de carro. Quanto a dimensão tudo dependem da quantidade de espaços desportivos que pretendem incluir, da existência ou não de bares, se vai ter um parque infantil, etc. Existem estudos relativamente a isso.


7. Como acha que deveria estar organizado o parque em termos de infra-estruturas?

É muito difícil, não conheço o local, e não sei as suas dimensões. Estas coisas são feitas no local e com as pessoas, tem de haver um plano de trabalho.
Eu gostaria de estar ao corrente do vosso projecto, pois acho que é um projecto muito interessante e aliciante. E fico até de boca aberta, uma pessoa hoje em dia não está à espera de grande coisa, e vocês surpreenderam-me pela positiva.
Concordar convosco, eu concordo sempre, porque acho que é um projecto muito bom.

publicado por Ancora Parque às 20:10
link do post | comentar | favorito

.Nós - O Grupo

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts Recentes

. Resumo do mês de Maio

. Resumo do mês de Abril

. Entrevista à Presidente d...

. Notas do 2º Período

. Ida à Câmara Municipal de...

. Entrevista à senhora Pres...

. Visita a Vila do Conde

. Parque do Castelinho

. Breve História sobre Vila...

. Resumo Semanal

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Pesquisar neste blog

 
blogs SAPO

.subscrever feeds